O engenheiro José Elcio Santos Monteze tomou posse ontem à noite como diretor-geral do DER, em solenidade presidida pelo secretário de Transportes e Obras Públicas, Agostinho Patrús. A solenidade, realizada no auditório do DER, teve a presença de deputados, empresários e de centenas de funcionários do órgão.Em seu discurso, o novo diretor geral, que é funcionário de carreira do DER, destacou a importância das ações que estão sendo desenvolvidas pelo órgão na recuperação e melhoria da malha rodoviária estadual. A continuidade destas ações - disse José Elcio - é fundamental para que Minas continue se desenvolvendo com índices acima da média nacional. O governador Aécio Neves tem uma enorme confiança na capacidade do DER em vencer desafios. E é exatamente o que vamos fazer. Vamos enfrentar os desafios que estão sendo colocados para todos nós, realizando um grande programa de recuperação e modernização de nossas rodovias.O novo diretor geral do DER disse ainda que pelo tamanho da tarefa a ser cumprida nos próximos dois anos, será fundamental a participação de todos os servidores do órgão e um perfeito entrosamento com a Secretaria de Transportes e Obras Públicas e com os demais órgãos de governo.Ao passar o cargo ao engenheiro José Elcio Monteze, o ex-diretor geral do DER, Renato César do Nascimento Santana, destacou o trabalho realizado no órgão nos dois primeiros anos do governo Aécio Neves, lembrando que o apoio do governador e o empenho de todos os servidores foram fundamentais para a implantação dos programas de obras em andamento no estado."Com o ProAcesso e o ProMG, especialmente, estamos mudança o perfil rodoviário de Minas. Atualmente estão em andamento obras de acesso por asfalto a 45 municípios mineiros, através do ProAcesso. Através do ProMG já recuperamos quase dois mil e quinhentos quilômetros de rodovias estaduais. Estamos avançando com o nosso Programa de Parceria Público Privada que será pioneiro no País. Trabalhamos muito, mas ainda temos muito o que fazer".Para o secretário Agostinho Patrus, a ação do DER será fundamental para que o governo atinja a sua meta de melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano no Estado (IDH), prioridade do governo Aécio Neves."Não é possível que Minas, a segunda economia do País, ocupe o décimo primeiro lugar entre todos os estados brasileiros no IDH. O governador Aécio Neves tem como prioridade melhorar estes índices e para isso é preciso garantir uma boa infra estrutura no Estado. Boas estradas são fundamentais para o desenvolvimento e nós vamos conseguir isto, com o apoio de todos os servidores do DER".CARREIRAO novo diretor-geral do DER, engenheiro José Elcio Monteze, é funcionário de carreira do órgão desde 1977. Formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. No DER exerceu vários cargos, destacando-se como chefe das coordenadorias regionais de Montes Claros, Ponte Nova, Juiz de Fora e Varginha, além de chefe do 3º distrito rodoviário de Teófilo Otoni. Exerceu o cargo de vide diretor-geral de dezembro de 1992 a dezembro de 1998, reassumindo o cargo em janeiro de 2003 até a presente data.No intervalo de junho de 1999 a maio de 2002 foi o chefe do 6º distrito do DNIT em Minas e coordenador da 6ª UNIT / DNIT de maio de 2002 a janeiro de 2003.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (11/11/04)